terça-feira, 17 de abril de 2012

Redes sociais na sala de aula

       "Com mais de 300 milhões de perfis cadastrados, o microblog twitter pode ser usado para auxiliar professores e alunos em sala de aula. A regra se aplica a outros sites de relacionamento como you tube, facebook  e flickr.
          Segundo o especialista Oge Marques, professor da Universidade Atlântica da Flórida, através do twitter é possível aprofundar questões sobre temas que surgem dentro das salas de aula. Através de sites de relacionamento, os estudantes podem trocar conhecimentos com professores e outros colegas de classe. A melhor maneira de obter um bom desempenho dos estudantes através das mídias sociais é permitir o acesso a esses sites, dentro de ambientes controlados por adultos. Nesses casos, o professor funciona como o mediador que ensina que informações devem ou não ser aproveitadas.
          O professor Jorge Armando Valente, pesquisador do  Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp, afirma que sem a orientação adequada, os sites deixam de ser ferramentas pedagógicas. “Se não tiver alguém orientando, não é pedagógico. A ideia de que na rede um ajuda o outro, é romântica. O que acaba acontecendo é que um cego conduz outro cego”, diz.
          Jorge Armando afirma também que até o momento, nenhum país consegue usar as redes sociais como ferramentas pedagógicas de forma sistemática. "
Fonte: Portal Universidade

     Como podemos verificar pela reportagem acima, o uso das redes sociais na sala de aula, de forma educativa e com foco na aprendizagem e na construção do conhecimento, ainda está engatinhando. Mas não podemos fechar os olhos às suas potencialidades - devemos experimentar, devemos ser pioneiros e criativos, devemos ajustar e criar situações que agreguem esses recursos tecnológicos ao nosso fazer pedagógico. 
     Temos na escola grupos com os alunos por turma no facebook e no yahoo - vamos disponibilizar material de estudo para os nossos alunos e estabelecer a comunicação e a orientação para os estudos também nestes ambientes.
     É hora de ação. Vamos experimentar? Entre em contato para maiores esclarecimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário