sexta-feira, 23 de março de 2012

Cinema é educação

O cinema é um forte aliado para nossas aulas. Sempre inserido no planejamento e nos conteúdos, como fator agregador de conhecimento e de facilitador da aprendizagem.

Clique aqui e confira um link para o PlanetaEducação, onde temos um artigo  de  João Luís de Almeida Machado (Doutor em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); Professor Universitário e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" - Editora Intersubjetiva) sobre o assunto.

Na sala de projeção da escola foi exibido o filme "Sherlock Holmes" para alunos do 8° ano, pelas professoras Naira e Milca, como aprofundamento do estudo dos textos de mistério e investigação abordados em sala de aula.


"Final do século XIX. Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.) é um detetive conhecido por usar a lógica dedutiva e o método científico para decifrar os casos nos quais trabalha. O dr. John Watson (Jude Law) é seu fiel parceiro, que sempre o acompanhou em suas aventuras. Porém esta situação está prestes a mudar, já que Watson pretende se casar com Mary Morstan (Kelly Reilly). Isto não agrada Holmes, que não deseja o afastamento do colega. O último caso da dupla envolve Lorde Blackwood (Mark Strong), por eles presos ao realizar um ritual macabro que previa o assassinato de uma jovem. Blackwood já havia matado quatro mulheres e tem fama junto a população de ser um poderoso feiticeiro. Ele é preso e depois condenado à forca, mas misteriosamente é visto deixando o túmulo onde seu caixão foi deixado. Holmes e Watson são chamados para solucionar o caso e logo ele se torna um grande desafio para o detetive, que não acredita em qualquer tipo de magia. Em meio às investigações há o retorno de Irene Adler (Rachel McAdams), uma ladra experiente por quem Holmes tem uma queda."

Já nas aulas de ciências do 5° ano o professor Willian exibiu o filme "Twister", na sala de informática, abordando as situações climáticas e os seus efeitos  na natureza e na vida humana.


"No Oklahoma, uma tempestade que não acontece há décadas está se prenunciando e dois grupos de cientistas rivais planejam entrar para a história colocando sensores no tornado, para que estas informações possam ir até um computador e, assim, seja possível prever sua chegada com maior antecedência. Mas para colocar os sensores é necessário ficar o mais próximo possível do tornado e torcer para que os sensores sejam sugados pela tempestade. Em uma das equipes está uma jovem (Helen Hunt) obcecada por tal idéia, pois em 1969 ela viu o pai ser sugado por uma tempestade, e atualmente ela planeja conseguir seu intento ou morrer tentando."

No ano de 2010 também realizamos diversas projeções para professores e alunos - veja alguns dos filmes:

Avatar – 7° ano – Dilvana (Português)
Buena Vista - 9° ano - Délia (História)
Carlota Joaquina – 8° ano – Délia (História)
Coach Carter – 6° ano – Elisa (Ed Física)
Crepúsculo – 6° – Denise (História)
Deu a Louca nos Bichos – 7° ano – Dilvana (Português)
Diamante de Sangue – 8° ano – Mirian (História)
Império – 6° ano – Adriana (História)
Karatê Kid – 7° ano – Carminha (Educação Física)
O Pato Donald no Mundo da Matemática – 8° ano – William James (Matemática)
Os Fantasmas de Scrooge – 8° ano – Naira (Português)
SuperSize-me – 6° ano – Elisa (Ed. Física)
Tróia – 6° ano – Diana (História)
2012 – 8° ano – William James (Informática/Ciências)

Em 2012:

Sherlock Holmes - 8° ano - Naira (Português)
Escritores da Liberdade - 9º ano - Dilvana (Português)
Twister - 5º ano - Willian Cosme (Ciências)

Nenhum comentário:

Postar um comentário